quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval, futebol e vandalismo, até quando?

Até quando você vai levando?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando?
Até quando vai ser saco de pancada?




É com esse refrão de uma música do Gabriel Pensador que começo este post sobre ocorrido ontem no sambódromo de São Paulo. É vergonhoso o que estão fazendo com o Carnaval de São Paulo.
Por que competir se não sabe perder? Por que, entra ano, sai ano e os baderneiros não aceitam a derrota e apelam para o vandalismo, como que se quebrando tudo o título mudaria de dono. Toda vez que o Corinthians é eliminado da Libertadores a cena se repete, mas de uma forma um pouco mais grave com tentativas de agressão contra os jogadores.
Fica claro nas imagens da TV que quem invadiu a apuração e começou o tumulto foi um homem com a camisa da Império da Casa Verde, mas e a sequência dos fatos? Pra que quebrar tudo, invadir a marginal e paralizar o trânsito? Por que sempre que perdem, a torcida da escola Gaviões da Fiel afirmam que foram roubados pelo juri e começam uma confusão? Por que todos os jurados são obrigados a gostar do desfile? Porque a outra escola não pode ser melhor? Se sempre os roubam, então que se retirem do carnaval, não farão falta nenhuma. A soberba dessa torcida que se acha acima do bem e do mal, como se fossem únicos no mundo chega a assustar. Que paixão é essa que ultrapassa os limites de um campo de futebol, ou da avenida de um sambódromo e chega ao ponto de uma idolatria única e sem limites? Desde quando torcidas organizadas são essenciais para a realização do Carnaval? Que eu saiba são até dispensáveis, tomamos o exemplo do Carnaval carioca.

A partir de agora as autoridades competentes devem sim punir os culpados e fazer valer o regulamento da LIGA, que pode até expulsar a escola que teve algum integrante envolvido na confusão.

E quanto a nós ,simples mortais, até quando seremos coniventes com isso? Até quando ficaremos boquiabertos diante de uma insanidade dessas mas esqueceremos do fato em dois ou três dias? Por que, que sempre no ano seguinte as arquibancadas estão cheias, como se fosse o melhor evento da cidade? Até quando cruzaremos os braços diante de uma festa popular que enche os bolsos em milhões de determinadas pessoas enquanto crianças passam fome, frio e sede?

Se for pra ter torcidas de times no Carnaval espero que a Gaviões tome pra si seu próprio exemplo quando em 1995 fez um Carnaval perfeito e levou o título, tão perfeito que até o Palmeirenses, Sãopaulinos e Santista sabem cantar até hoje o Hino que se tornou o Enredo "Coisa boa é pra sempre".

"Olha pra mim abre o teu sorriso
É carnaval sou rei do riso
Vou gargalhar, quero alegria
Lavar a alma com o som da bateria..."

0 comentários:

Postar um comentário